ESCHERICHIA COLI ENTEROPATOGÊNICA (EPEC) ISOLADAS DE PSITACÍDEOS
Palavras-chave:
Psittaciformes, APEC, ZoonoseResumo
Esfregaços fecais foram coletados de 80 Psittaciformes, analisados para a presença de Escherichia coli e investigados para os genes que codificam aderência intima à mucosa (eae) e para o plasmídio EAF de E. coli enteropatogênica (EAF). Os resultados mostraram que dois dos 24 isolados de E. coli, pertenciam aos sorogrupos O76 e O128, foram eae positivos. Todas as amostras foram negativas para o gene que codifica o EAF. Nossos resultados mostraram que cepas de E. coli isoladas de psitacídeos apresentam os mesmos fatores de virulência de E. coli enteropatogênicas para humanos e sugerem a participação dos psitacídeos como reservatório de EPEC atípica.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).