O CORPO SUBLIME E CORPO PECADO: DESENVOLVIMENTO DA CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Corpo, Corporeidade, Profissional, Educação FísicaResumo
O homem é um ser complexo e plural que não se encerra em si e se completa no outro, com o outro e para o outro, no meio em que está inserido interferido neste e dele sofrendo toda a influência possível na sua formação. Entender essa diversidade do humano que se manifesta através de sua corporeidade, na forma como esse se apresenta no mundo, é fundamental a todo aquele que se proponha a trabalhar com o corpo, em especial o profissional de Educação Física. Compreender a corporeidade é perceber que o corpo é muito mais que um complexo conjunto de sistemas fisiológicos que se possa examinar de forma laboratorial e mecanicista, é saber que esse mesmo corpo tem em sua constituição também um componente psicológico, social, cultural e até místico que lhe fazem plural e único ao mesmo tempo. É nesse sentido que o presente estudo se propõe a discutir a formação profissional em Educação Física, a partir de pesquisa realizada com os estudantes da Faculdade Integrada do Ceará, e dessa forma avaliar o nível de entendimento da comunidade acadêmica sobre a corporeidade, bem como se estes realmente se encontram preparados para atuar como profissional de Educação Física. O que é corporeidade, qual sua relevância para o profissional de Educação Física? Encontrar as respostas a esses questionamentos, a partir do olhar do próprio formando que se encontra às vésperas de sua entrada na vida profissional é um caminho para se avaliar até que ponto estes futuros profissionais estão realmente preparados para exercer a profissão e trabalhar com o corpo numa perspectiva mais humana e em consonância com as mais novas discussões sobre o qual a função da Educação Física como Ciência da Motricidade Humana.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).