AVALIAÇÃO POSTURAL: ALTERAÇÕES NA COLUNA VERTEBRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
INTRODUÇÃO - Segundo Magee (2002), a postura é um composto das posições das diferentes articulações do corpo humano num referido momento, sendo a postura correta à posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação. Ao realizarmos um estudo sobre a postura corporal dos adolescentes que cursam o ensino médio, temos que considerar a influência que o meio ambiente exerce nas atividades e hábitos desenvolvidos e adotados pelos indivíduos. As salas de aulas das escolas avaliadas seguem os mesmos padrões de organização do inicio do século XX, as cadeiras são enfileiradas, formando de três a quatro filas dentro da sala, com a mesa do professor à frente, próximo ao quadro. A postura da coluna vertebral é influenciada pela rotina dentro das salas de aula. O modelo biomecânico da coluna do homem não foi constituído para permanecer por longos períodos na posição sentada, mantendo posturas estáticas fixas e realizando movimentos repetitivos (SEYMOUR, 1995). Considerando que um adolescente permanece mais de quatro horas do dia dentro das escolas, sentados em cadeiras que ergonomicamente não são projetadas para atender especificidade de cada aluno, mas de uma forma geral possa atender a todos, torna-se importante realizar uma avaliação postural nesta população. OBJETIVOS: Avaliar a postura dos alunos do ensino médio, identificar e descrever as principais alterações no alinhamento da coluna vertebral. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de diagnostico, descritivo, exploratório. A população determinada para o estudo foi alunos que estavam regularmente matriculadas no ensino médio, em quatro escolas, duas públicas e duas privadas do município de Palmas-TO. A amostra deste trabalho foi composta por 300 alunos, entre treze e dezessete anos. Sendo 150 do sexo masculino e 150 do sexo feminino, os participantes da pesquisa foram escolhidos aleatoriamente. O protocolo utilizado para coleta de dados foi elaborado com base nos estudos de Kendall et al.(1987) e Kanoplich (2003). O aluno foi colocado em posição ortostática no simetógrafo com calcanhares levemente afastados e pés abduzidos cerca de 15 graus, buscando-se as assimetrias nos planos frontal, sagital e transversal. DISCUSSÃO: Os dados indicam que ocorre uma incidência de alterações posturais na coluna vertebral da amostra investigada. 4,7% na curvatura cervical (hiperlordose), 11% na curvatura torácica (hipercifose), 18% curvatura lombar (hiperlordose), 21% provável escoliose torácica, 4% provável escoliose lombar 4 % CONSIDERAÇÕES FINAIS Diante os resultados obtidos pela avaliação da postura, conclui-se que ocorrem alterações das curvaturas e desvios laterais da Coluna Vertebral.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).