ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE: BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Palavras-chave:
Atividade Física, Terceira Idade e Qualidade de VidaResumo
Este estudo teve como finalidade mostrar os benefícios da caminhada para uma melhor qualidade de vida na Terceira Idade. Assim, a relevância deste artigo está relacionada ao incentivo a caminhada, como atividade física diária, como prevenção das habilidades dos idosos, uma vez que, as alterações físicas são em grande parte provenientes da imobilidade. A falta de movimentação leva muitas vezes a fraqueza e encurtamento muscular, resultando na dificuldade de se movimentar e comprometendo intermitentemente as funções orgânicas do idoso. Assim, o objetivo geral deste artigo é apresentar sob o ponto de vista do Professor de Educação Física, a relação existente entre a caminhada como atividade física voltada para Idoso para uma melhor qualidade de vida, e especificamente, mostrar os efeitos das atividades físicas regulares, como a caminhada, para o idoso e seus benefícios; Estimular o Idoso à prática de atividades físicas; Compreender o perfil dos idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas; Quantificar alguns efeitos da caminhada como atividade física para pessoas com faixa etária superior a 60 anos; e, Oportunizar melhor qualidade de vida, através da caminhada, para pessoas com idade mais avançada. Metodologicamente, este artigo se caracteriza por um estudo exploratório, de natureza qualitativa descritiva, onde consta de revisão e pesquisas bibliográficas, artigos e revistas especializadas, tendo em vista conferir suporte teórico ao presente estudo. Assim, pode-se observar que as práticas regulares, em especial a caminhada, só fazem bem aos idosos, resultando em melhores condições de vida e saúde, mantendo a harmonia da mente e do corpo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).