RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES DOS PARTICIPANTES DA FEIRA ECOLÓGICA 5R'S DA CIDADE DE JOINVILLE
Palavras-chave:
qualidade de vida, obesidade e alimentação saudávelResumo
INTRODUÇÃO: Há alguns anos a obesidade era considerada uma doença predominante entre adultos, porém ela vem se tornando também comum entre crianças e adolescentes, sendo já considerada uma epidemia mundial, atingindo a população geral, não respeitando mais idade nem classe social. O grande fator causador dessa incidência é a mudança no estilo de vida que a população em geral vem adotando, caracterizado por uma alimentação hipercalórica, alto nível de estresse e inatividade física. A realização de projetos relacionados à obesidade, que incentivem a prática de atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, torna-se indispensável diante desse problema social. OBJETIVO: Este projeto teve como objetivo esclarecer a importância da prática freqüente de atividades físicas e de uma alimentação balanceada, e através de dados concretos e métodos reconhecidos, enfatizar para a população atendida os riscos do sobrepeso para a saúde em geral e do coração. METODOLOGIA: Foram realizadas avaliações físicas durante Feira Ecológica 5R's (Reciclar, reutilizar, reduzir, reflorestar e relacionar), promovida pela rede de educação adventista, realizada no Shopping Cidade das Flores na cidade de Joinville/SC, onde foram avaliadas 144 pessoas (92 mulheres e 52 homens). Os homens e mulheres avaliados, apresentaram em média um Índice de Massa Corporal (IMC) aceitável para manutenção geral da saúde porém através da Relação Cintura Quadril (RCQ) foi possível constatar um risco moderado para doenças cardiovasculares em ambos os grupos. CONCLUSÃO: Tais resultados comprovam a propensão para doenças cardiovasculares, nos impulsionando a tomar iniciativas prévias relacionadas ao cuidado com a saúde, relacionadas à mudanças no estilo de vida, através da adoção de uma alimentação saudável e da prática regular de atividades físicas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).