AVALIAÇÃO DE ALGUNS ASPECTOS REPRESENTATIVOS PARA A OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES VOCAIS EM ATORES DE TEATRO
Palavras-chave:
Avaliação, Alterações Vocais, Ator de TeatroResumo
A fonação é uma habilidade adquirida pela espécie humana. De acordo com Pinho (2001), com a evolução, o ser humano aprendeu a coordenar órgãos que, fisiológica e anatomicamente, apresentavam como funções primordiais a alimentação, respiração e proteção das vias aéreas inferiores. Desse modo, a voz humana, apesar de sua beleza e aprimoramento, é uma função adaptada e, como tal, depende da integridade e equilíbrio de estruturas do trato vocal. Está, assim, sujeita a sofrer alterações que, muitas vezes, interfere na comunicação, especialmente quando se trata de encenação de peças teatrais. A partir dessa problemática, o objetivo deste estudo foi avaliar quais são os aspectos mais comumente relacionados à ocorrência de alterações vocais em atores de teatro. Concluiu-se que problemas vocais em atores de teatro podem surgir tanto em decorrência de fatores ambientais como de questões biofísicas ou emocionais e que as mulheres, por questões orgânicas, podem sofrer alterações da voz com mais facilidade, tornando-se necessário um trabalho de preparação vocal, que inclua exercícios de aquecimento, de força, de resistência e de flexibilidade das estruturas do aparelho fonador, ressaltando-se que deve também ajudar na concentração, na atenção e na memória do ator para que a voz seja emitida sem esforço.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).