JOGOS ADAPTADOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO.
Palavras-chave:
educação física adaptada, deficiência, metodologiaResumo
O presente estudo teve por objetivo investigar os alunos do ensino médio e fundamental durante as aulas de educação física, cujo conteúdo aplicado foi os jogos adaptados, como uma alternativa pedagógica. O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Prof Murilo Braga, situado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Durante o segundo bimestre, do ano letivo de 2009. Aos esportes escolares, os mais comuns desenvolvidos na escola, foram adicionados os jogos adaptados para deficientes, como: futebol e corridas para cegos, lançamentos de disco, tênis de mesa para usuários de cadeiras de rodas e voleibol para paraplégicos. Além dos alunos experimentarem estes tipos de esportes, eles sentiram a dificuldade dos deficientes e se solidarizaram com outras pessoas que se encontraram nesta condição. Realizou-se uma pesquisa aplicada, descritiva e explicativa. As fontes de dados foram a partir da observação no campo e bibliográficas. Os dados coletados foram oriundos de uma pesquisa quantitativa e bibliográfica.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).