PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES PARTICIPANTES DO PROJETO DA EMPRESA W3 INDÚSTRIA METALÚRGICA DE PONTA GROSSA
Palavras-chave:
estado nutricional, estilo de vida, obesidadeResumo
Nos últimos anos, os hábitos alimentares e o estilo de vida se modificaram em várias partes do mundo, não sendo um privilégio apenas dos países desenvolvidos. Essas modificações no estilo de vida potencializaram o aumento da ocorrência de sobrepeso e obesidade em todas as faixas etárias. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional dos alunos participantes do Projeto Criança Feliz, projeto social oferecido pela empresa pontagrossense W3 Indústria Metalúrgica Ltda. Para tanto, a amostra foi constituída de 133 alunos, sendo que, 90 eram do sexo masculino e 43 do sexo feminino. Para a determinação do estado nutricional foram mensuradas as variáveis; peso e altura, utilizadas para a determinação do Índice de Massa Corporal (IMC). Como há diferença na concentração de tecido adiposo entre meninos e meninas, para minimizar esta diferença foi utilizado como caráter de comparação, o IMC por idade e sexo do CDC (2000), que possuía dados de crianças de 2 a 20 anos de idade. Com a análise dos resultados pode-se concluir que, apesar da grande preocupação com o aumento das crianças que hoje estão com sobrepeso ou obesas, o número de crianças que estão abaixo do peso ou desnutridas, também é muito grande (26,7% dos meninos e 14% das meninas). Observou-se também que a porcentagem meninas (62%) que encontram-se com seu peso dentro da normalidade para sua idade é superior à dos meninos (53%).
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).