JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: A EXPERIENCIA DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA NA REGIÃO DO ALTO MÉDIO URUGUAI/RS
Palavras-chave:
Jogos cooperativos, Formação docenteResumo
O artigo registra resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o impacto que os Jogos Cooperativos vem produzindo nos saberes e nas práticas docentes dos professores do ensino público da Região do Alto Médio Uruguai/RS. Pesquisa realizada em quatro municípios que implantaram o programa até 2004. Pressupostos que deram origem ao problema de pesquisa: a) vivemos tempos de pautas sociais que têm potencializado posições individuais e fragilizado a escola como espaço de experiências significativas de aprendizagem; b) os "jogos cooperativos" expressam uma experiência em "pedagogia da cooperação"; c) os docentes significam suas práticas a partir da própria experiência; d) motivações e desafios advindos de espaços localizados fora dos muros do sistema oficial de ensino podem modificar saberes docente sempre que os inclua em todo o processo. A LDBen, as diretrizes dela decorrentes e os princípios dos "Jogos Cooperativos" foram referência para a análise das práticas e dos processos educativos no referido estudo. O problema de conhecimento que estruturou o estudo: qual é o impacto que os Jogos Cooperativos, no contexto do Programa A União Faz a Vida, vem produzindo nos saberes e nas práticas pedagógicas dos professores que trabalham nas escolas públicas da Região do Alto Médio Uruguai/RS? Pesquisa de abordagem qualitativa/descritiva. Atores da pesquisa: dois a três professores por escola participante do Programa. Instrumentos: análise de documentos, questionário e entrevista. O processo analítico evidenciou que as diretrizes do Programa A União Faz a Vida idealizado pelo Sicredi, produziram novas formas de relacionamento com a comunidade escolar: têm, sobretudo aprimorado dinâmicas cooperativas no fazer pedagógico, em todas as disciplinas no âmbito das escolas estudadas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).