RELAÇÕES ENTRE DERMATOGLIFIA, SOMATOTIPIA E FORÇA EM ESCOLARES DO IFTO EM DIFERENTES ESTÁGIOS MATURACIONAIS.
Palavras-chave:
escolares, dermatoglifia e somatotipia,Resumo
Dermatoglifia, somatotipia e força em escolares do IFTO em diferentes estágios maturacionais. Este trabalho foi realizado com 192 escolares do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia-IFTO, regularmente matriculados no Campus Araguatins-TO, na faixa etária de 14 a 17 anos., sub-divididos em grupos de púberes (GPM n= 71) e pós-púberes masculino (GPPM n= 41) e grupos de púberes (GPF n= 28) e pós-púberes feminino (GPPF n= 52). Identificar as características dermatoglíficas, somatotípicas e de força segundo os estágios maturacionais dos escolares compõe uma das etapas necessárias para orientação esportiva. Neste estudo foi realizada avaliação dermatoglífica através do Método Dermatoglífico de CUMMINS & MIDLO (1961); Foi realizada avaliação somatotípica através da Técnica de HEATH-CARTER (1967); Foi realizada avaliação da maturação sexual através da auto-avaliação maturacional da pilosidade pubiana através do Método proposto por TANNER (1962) e MATSUDO (2005); Foram realizados salto horizontal determinado pelo STANDING BROAD JUMP e salto vertical determinado pelo SARGENT JUMP TEST, para determinação da força explosiva. Os resultados dermatoglíficos relacionados com a força apresentaram P>0,05 e r de Pearson próximo de zero. Enquanto que a somatotipia relacionada com a dermatoglifia e a força apresentou 13 dos 16 cruzamentos com P>0,05. De acordo com os resultados apresentados, observamos que os grupos estudados, conforme o sexo e o estágio maturacional, apresentaram resultados semelhantes em algumas variáveis, o que nos faz pressupor uma relação de compensação entre dermatoglifia, somatotipia, força e estágio maturacional. Esperava-se uma diferença significativa nos resultados dos testes de força em relação ao estágio maturacional, a dermatoglifia e a somatotipia, mas os resultados encontrados mostraram-se similares quando foram relacionados estatísticamente demonstrando baixa relação entre as variáveis estudadas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).