INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS PARA OBESIDADE DE MULHERES IDOSAS NA CIDADE DE PERDIZES – MINAS GERAIS.

Autores

  • Suziane Peixoto dos Santos
  • Romeu Paulo Martins Silva

Palavras-chave:

Idoso, medidas antropométricas, obesidade

Resumo

A promoção do estilo de vida mais ativo na terceira idade tem sido utilizada como estratégia de desenvolver melhora nos padrões de saúde e qualidade de vida. O objetivo do presente estudo foi diagnosticar o número de mulheres obesas, através das medidas antropométricas, residentes na cidade de Perdizes – Minas Gerais. A amostra foi composta de 75 mulheres, de 60 a 86 anos de idade, constituindo assim 20 % da população residente até agosto de 2006 em Perdizes – Minas Gerais.
Foram avaliadas quanto ao índice de massa corporal – IMC, ( P/H²); perímetro da cintura e perímetro do quadril – RCQ ( C/Q); espessura das dobras cutâneas tricipital, suprailíaca e abdominal – DOC.
Para classificação da obesidade utilizou-se o IMC e os critérios de Linschitz (1994) adotados pelo Ministério da Saúde através do SISVAN. As classificações do RCQ (relação cintura /quadril), foram diagnosticadas de acordo com (Gray; Bray, 1988 apudMARINS; GIANNICHI, 2003, p.74). A quantidade de gordura foi estimada pela equação preditiva proposta por Jackson; Pollock (1985) e Siri (1961).
Com relação ao IMC, 52% das voluntárias apresentaram obesidade, 33,3% estavam normal/eutrófico e 14,7% na condição de baixo peso. A prevalência de inadequação da relação cintura/quadril foi de 70,7% das voluntárias pesquisadas encontraram-se na classificação muito alto, pela RCQ. Cerca de 38,7% das voluntárias estudadas apresentaram-se obesas, utilizando método de dobras cutâneas - DOC.
Concluímos que as idosas avaliadas da cidade de Perdizes possuem uma tendência para desenvolver um quadro de obesidade. A obesidade é um problema de saúde significativo. O exercício físico constitui um importante prognosticador do sucesso para a redução de peso, razão pela qual uma maior atividade física é um objetivo-chave para os que desejam perder peso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS PARA OBESIDADE DE MULHERES IDOSAS NA CIDADE DE PERDIZES – MINAS GERAIS. (2011). Fiep Bulletin - Online, 80. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1078