INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS PARA OBESIDADE DE MULHERES IDOSAS NA CIDADE DE PERDIZES – MINAS GERAIS.
Palavras-chave:
Idoso, medidas antropométricas, obesidadeResumo
A promoção do estilo de vida mais ativo na terceira idade tem sido utilizada como estratégia de desenvolver melhora nos padrões de saúde e qualidade de vida. O objetivo do presente estudo foi diagnosticar o número de mulheres obesas, através das medidas antropométricas, residentes na cidade de Perdizes – Minas Gerais. A amostra foi composta de 75 mulheres, de 60 a 86 anos de idade, constituindo assim 20 % da população residente até agosto de 2006 em Perdizes – Minas Gerais.
Foram avaliadas quanto ao índice de massa corporal – IMC, ( P/H²); perímetro da cintura e perímetro do quadril – RCQ ( C/Q); espessura das dobras cutâneas tricipital, suprailíaca e abdominal – DOC.
Para classificação da obesidade utilizou-se o IMC e os critérios de Linschitz (1994) adotados pelo Ministério da Saúde através do SISVAN. As classificações do RCQ (relação cintura /quadril), foram diagnosticadas de acordo com (Gray; Bray, 1988 apudMARINS; GIANNICHI, 2003, p.74). A quantidade de gordura foi estimada pela equação preditiva proposta por Jackson; Pollock (1985) e Siri (1961).
Com relação ao IMC, 52% das voluntárias apresentaram obesidade, 33,3% estavam normal/eutrófico e 14,7% na condição de baixo peso. A prevalência de inadequação da relação cintura/quadril foi de 70,7% das voluntárias pesquisadas encontraram-se na classificação muito alto, pela RCQ. Cerca de 38,7% das voluntárias estudadas apresentaram-se obesas, utilizando método de dobras cutâneas - DOC.
Concluímos que as idosas avaliadas da cidade de Perdizes possuem uma tendência para desenvolver um quadro de obesidade. A obesidade é um problema de saúde significativo. O exercício físico constitui um importante prognosticador do sucesso para a redução de peso, razão pela qual uma maior atividade física é um objetivo-chave para os que desejam perder peso.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).