EXERCÍCIO FÍSICO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS FUNÇÕES COGNITIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
função cognitiva, exercício físico, atividade física, envelhecimentoResumo
A atividade física contribui para um envelhecimento com qualidade, diminuindo o risco do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas. Pode-se destacar uma associação positiva entre exercício físico e funções cognitivas. Objetiva-se identificar as relações de benefícios do exercício físico nas funções cognitivas na fase de envelhecimento. Trata-se de uma estudo de revisão sistemática onde se buscou artigos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed, Medline e Bireme. Encontrou-se 620 artigos, entretanto, com a inclusão dos limites estabelecidos esse resultado foi minimizado para 75 artigos, onde apenas 07 apresentaram os critérios para serem analisados nessa revisão, publicados no período de 2003 a 2008. Os aspectos observados em cada artigo foram: período de publicação, tamanho/gênero/faixa etária da amostra, modalidade e intensidade do exercício, tempo e duração das seções, métodos utilizados para avaliação e aspectos da função cognitivos, destacando os principais resultados encontrados. A maioria dos resultados indica que a melhoria da aptidão cardiovascular reflete em um avanço do desempenho cognitivo, especialmente em medidas de atenção, memória de curto prazo, raciocínio e tempo de reação. E que níveis moderados de atividade física (independente da modalidade), realizados em longo prazo ajuda a preservar a inteligência fluida no envelhecimento. Assim sendo, necessita-se de maiores investigações no sentido de especificar a relação tipo-intensidade do exercício físico fazendo uma articulação com o funcionamento cognitivo, e em cada fase do processamento de informação: percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio e solução de problemas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).