SEXUALIDADE E DIA-A-DIA NA TERCEIRA IDADE: O CASO DA VILA VICENTINA JÚLIA FREIRE
Palavras-chave:
Sexualidade, idoso, albergueResumo
O presente artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, iniciada no ano de 2006, na instituição asilar Vila Vicentina Júlia Freire, - Paraíba, que objetivou acompanhar e registrar a vida e o comportamento dos residentes, em relação a sua vida pessoal, à socialização e ao modo de vida, com foco na sua imagem corporal. Nessa perspectiva, escolhemos o modelo de Entrevistas Narrativas, utilizando técnicas que permitem extrair o máximo de informação dos sujeitos. Respeitando a liberdade e independência do relato da narrativa, incentivamos a capacidade de apresentar mais sobre suas vidas, levando em consideração a linha de pensamento dos entrevistados e a cronologia pessoal dos residentes. O método abrangeu seis passos com quatro fases, considerando a preparação, fases de iniciação, de narração central, de questionamento e de fala conclusiva, finalizando com a construção de um protocolo de memórias do qual selecionamos o que de maior relevância foi compartilhado por todas as falas, como: o que pensa o idoso de uma instituição asilar a respeito de si mesmo, em relação a sua imagem corporal, em relação ao outro e sua idéia de qualidade de vida, ou seja: a. o idoso visto por si e pelo outro; b. a religiosidade como fator moral; c. intimidades e relacionamentos. Os critérios de escolhas dessas categorias acima descritas basearam-se na relevância dos temas abordados pelos entrevistados. Nesse artigo, abrangemos apenas as narrativas que contemplaram a terceira categoria no cotidiano dos residentes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).