O OLHAR DAS FAMÍLIAS SOBRE A VELHICE E O CONVÍVIO COM IDOSOS
Palavras-chave:
Família, Idoso, PobrezaResumo
Este estudo tem o objetivo de pontuar o olhar dos familiares sobre velhice e idoso no espaço da família. Trata-se de um descritivo, de caráter qualitativo realizado com familiares de idosos moradores de uma Instituição asilar e domiciliados em comunidade carente, na grande João Pessoa, Paraíba, Brasil que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa. A pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário aplicado a 10 familiares e da observação assistemática. Observou-se que todos os familiares entendiam o envelhecimento como uma fase obrigatória da vida. Porém, os familiares que tinham seu idoso institucionalizado, acreditavam que se tornar idoso seria perder a autonomia e seus direitos, por esta razão, mantinham o idoso longe de seu convívio familiar, não se importando em deixá-lo e até abandoná-lo em instituição. Já os familiares de idosos domiciliados, mesmo num quadro social precário, preferiam conviver com eles, independente de estarem com saúde ou não. Os laços de afetividade e solidariedade não são afetados pelo quadro de pobreza. Relatam ainda que o ambiente familiar é fundamental para que o idoso consiga tornar o processo de envelhecimento menos traumático.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).