CORRELAÇÃO DA AUTONOMIA FUNCIONAL NAS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA EM IDOSOS HIPERTENSOS
Palavras-chave:
autonomia funcional, atividades da vida diária, idososResumo
O estudo teve por objetivo correlacionar a Autonomia Funcional (AF), em idosos hipertensos, do projeto "Caminha Juazeiro", cadastrados em dois postos de saúde da cidade de Juazeiro do Norte - CE. Esta pesquisa decorre de um estudo descritivo, transversal com 24 indivíduos (9 homens; 15 mulheres), de ambos os gêneros, com média de idade de (68,3+5,65) submetidos ao protocolo de avaliação da AF do grupo de desenvolvimento Latino-americano para a maturidade, constituído dos testes de caminhar 10 metros (C10M), levantar da cadeira e locomover-se pela casa (LCLC), levantar da posição sentada (LPS) e levantar da posição decúbito ventral (LPDV). Utilizou-se estatística descritiva e ponto de corte pré-estabelecidos; como inferencial teste de correlação de spearman e teste "t" de student para amostras independentes. Os resultados encontrados no grupo masculino IG =(33,55+7,57); C10m =(8,02+2,40); LPS =(74+4,46); LCLC=(47,4+7,77); LPDV =(3,84+1,70) e feminino IG=(34,39+8,54); C10M=(7,54+1,62); LPS=(14,98+4,10); LCLC=(47,96+8,68); LPDV=(5,08+4,04). Todas as variáveis analisadas encontraram-se em níveis fracos. As correlações mostraram-se fortes entre as variáveis idade e C10M (r=0,894), gênero e LCLC (r=0,977). O teste de diferença entre médias revelou não haver diferenças significativas (p<0,05) nas variáveis analisadas em relação ao gênero. Concluindo que ambos os gêneros revelaram estar em nível de AF considerado fraco. Este fato pode gerar impactos negativamente significativos nos aspectos relacionados à saúde e qualidade de vida, principalmente porque estes indivíduos já apresentam patologias crônico-degenerativas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).