A NATAÇÃO COMO MEDIAÇÃO NO ESPORTE DE INCLUSÃO EM UM AMBIENTE EXCLUDENTE
Palavras-chave:
deficiente físico e mental, esporte adaptado, inclusão social, valores sociaisResumo
O artigo aborda o tema "inclusão social do deficiente físico no esporte de alto rendimento", apresentando propostas que reduzem as condições limitando os deficientes físicos e mentais de continuarem a praticar a natação esportiva competitiva. A transmissão de valores por meio do esporte, de acordo com Sage (1980) e Barber (1982) são importantes componentes do processo de socialização.
Portanto a inclusão do deficiente físico nessas competições numa sociedade competitiva compreende aspectos relacionados aos méritos da medalha de ouro. Através de um projeto de inclusão social e de inovação da cultura pela competição em esportes adaptados, cola-se como tentativa a inclusão dos deficientes físicos e mentais em um novo conceito de valores, sejam eles: Sociais, religiosos, científicos, morais, éticos e comportamentais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).