NA CULTURA ESCOLAR, ESTÁ O NECESSITADO ESPECIAL?
Palavras-chave:
Necessitado Especial, cultura escolar, cultura inclusiva, esporteResumo
O foco desse artigo é falar do Necessitado de uma forma muito especial, mas principalmente como um ser que têm direitos e consegue se descobrir quanto pessoa dentro de uma cultura escolar, onde se devem respeitar as desigualdades para que haja um progresso na conquista da igualdade, objetivando um convívio social harmônico e saudável. Tratamos o Portador de Deficiências como Necessitado Especial, pois de acordo com o processo histórico, as terminologias foram se modificando devido às novas épocas, situações e legislações e com isso o ser especial com inúmeras necessidades foi ficando apenas com um estigma a mais. Porém, este precisa ser visto como um ser único e repleto de diversidades, e não como uma nomenclatura que só o faz sentir-se cada vez mais diferente e rotulado.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).