ANALISE DO COMPORTAMENTO MOTOR DE ESCOLARES DE 7 A 10 ANOS COM BAIXA VISÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Comportamento motor, baixa visão, avaliação motoraResumo
Este estudo objetiva analisar o Comportamento Motor (CM) de escolares com Deficiência Visual (DV), com Baixa Visão (BV), idade entre 7 a 10 anos, sendo a amostra composta por cinco escolares, 3 meninas e 2 meninos, pertencentes à rede pública estadual, de ensino fundamental, primeira a quarta série, do município de Macapá/AP que participam das aulas de educação física. Foi aplicado questionário de hábitos de vida, e para a verificação do CM, foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto (2002), avaliando os seguintes elementos de motricidade humana: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. A bateria de testes possui grau de dificuldade progressivo, o aluno segue executando até não conseguir o teste proposto ou chegar ao final da bateria. A idade motora (IM) do individuo corresponde ao teste de maior grau que ele conseguiu realizar. Dos dados referentes à Idade Cronológica (IC) e da IM expressas em meses, foi calculado o Quociente Motor (QM) que possibilita a classificação dos testados em uma EDM, que varia do muito superior ao muito inferior. Apos a análise, verificou-se que para os cinco escolares, a média da IM geral é de 88 meses, e o QM geral é de 92 meses. Na EDM os resultados obtidos foram: normal médio 02, normal baixo 01, inferior 01 e normal alto 01, demonstrando que o grupo apresenta em media um bom quoeficiente motor, sendo o déficit encontrado na criança que relata hábitos de atividade motora menores no quotidiano, o que reforça os dados encontrados na literatura que destacam a importância da vivencia em experiências motoras. A inclusão de escolares com DV nas aulas de educação física deve ser incentivada e realizada de forma efetiva pelo contributo que pode advir dessa participação.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).