PERFIL DE ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DO PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL – RS
Palavras-chave:
PPNE, EDM, atividades aquáticasResumo
O presente trabalho tem por objetivo a apresentação do perfil motor dos alunos participantes do Projeto Piracema – "Natação Para Portadores de Necessidades Especiais", projeto extensionista da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC/APAE. Atuando há 25 anos, atendendo alunos das mais diferentes patologias. O objetivo do projeto é promover atividades no meio líquido de forma que os alunos aumentem seu repertório de atitudes na água e quando possível fora dela também. Este trabalho tem por objetivo avaliar o perfil motor dos participantes do Projeto Piracema. Participaram desta pesquisa 6 alunos portadores de Deficiência Mental, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 19 anos. Foram aplicados os testes de Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), que compreendem os seguintes aspectos: Motricidade Fina e Global, Equilíbrio, Esquema Corporal/Rapidez, Organização Espacial e Linguagem/Organização Temporal. Com os resultados obtidos contatou-se que na motricidade fina os alunos apresentaram déficit nos resultados, na motricidade global os avaliados apresentaram resultados satisfatórios e inferior, já no equilíbrio foi apresentado maior déficit dentre todos os aspectos. Esquema Corporal/Rapidez nos mostrou resultados divididos entre razoável e insatisfatório, Organização Espacial obteve resultados bons e inferior e o último aspecto avaliado Linguagem/Organização Temporal mostrou resultados altos e baixos. Sendo assim, de acordo com esse estudo, onde os praticantes foram avaliados individualmente, assim pode-se traçar um tratamento individualizado.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).