A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DO TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE A OSTEOPOROSE
Palavras-chave:
variáveis do treinamento resistido, treinamento resistido, osteoporoseResumo
Os exercícios resistidos apresentam-se como um estímulo eficaz para a manutenção e aumento da densidade mineral óssea. Os benefícios deste tipo de treinamento dependem da combinação do tipo de treinamento, intensidade, duração, tipo de exercício, freqüência semanal, volume e ordem dos exercícios. Entretanto, não se tem muita clara qual seria a melhor combinação dessas variáveis para uma ótima resposta óssea. Logo, o objetivo deste estudo foi analisar a influência das variáveis do treinamento resistido sobre a osteoporose. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstraram que o treinamento resistido, quando bem prescrito e orientado, contribui para a prevenção e o tratamento da osteoporose. Contudo, existem lacunas a serem investigadas no que se refere às diferentes combinações das variáveis do treinamento resistido sobre a densidade mineral óssea. Sugerindo-se que mais estudos sejam realizados para comparar experimentalmente os efeitos das variáveis do treinamento resistido sobre a osteoporose.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).