SER IMIGRANTE E O SERVIÇO DE SAÚDE NO OLHAR DE IMIGRANTES PORTUGUESES: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Palavras-chave:
Imigração, Serviço de Saúde, Qualidade de vidaResumo
Este estudo tem o objetivo de identificar as representações sociais sobre «ser imigrante» e o «serviço de saúde» capaz de interferir na qualidade de vida. Trata-se de um estudo exploratório que buscou explorar o fenômeno da imigração, em vertentes diversificadas, salientando-se os aspectos psicosócio-culturais a partir das representações sociais para os imigrantes. Salienta-se os conhecimentos, imagens, atitudes e crenças difundidas coletivamente no cotidiano realizado com doze imigrantes portugueses, residentes em João Pessoa-PB, de ambos os sexos. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista em profundidade e o teste da associação livre de palavras, com os estímulos indutores: acesso ao serviço de saúde e ser imigrante, previamente agendada, com duração média de trinta minutos para cada participante. Os dados obtidos das entrevistas foram analisados utilizando-se a técnica análise de conteúdo temática e em seguida, foram submetidas ao software Alceste. Os dados apreendidos a partir do Alceste apontaram cinco grandes categorias que são interpretadas subsidiadas na teoria das representações sociais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).