CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSOS NO MUNICÍPIO DE NATAL – RN
Palavras-chave:
Idoso, Envelhecimento Humano, Instituição de Longa Permanência para IdososResumo
Introdução: A questão do envelhecimento na sociedade atual vem tomando uma dimensão cada vez maior, resultado, principalmente, da diminuição dos índices de mortalidade geral e fecundidade, ocasionando o aumento de idosos em todo o mundo, fator determinante para que o tema envelhecimento faça parte, constantemente, de estudos nas ciências sociais, na medicina e na política, ganhando, inclusive, maior visibilidade na mídia televisiva e nos jornais de maior circulação em todo o mundo. Objetivo: Descrever os aspectos relacionados a institucionalização de idosos no Município de Natal – RN. Material e Métodos: Estudo descritivo e exploratório, realizado através da revisão da literatura na base de dados da Scielo e Lilacs no período compreendido entre dezembro de 2008 e julho de 2009. Resultados e Discussão: O acelerado ritmo do envelhecimento no Brasil trás novos desafios para a sociedade brasileira num contexto de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares, com o surgimento de um novo tipo família cujas mudanças, que associadas ao aumento da população que envelhece, e a demanda cada vez maior por modalidades de atendimento desse tipo de moradia, as Instituições de Longa Permanência para Idosos - LPI surgem como um novo cenário nas sociedades atuais, que, certamente não são o melhor local, nem o modelo de atenção mais indicado para essa população. Contudo, observa-se que é cada vez mais evidente, o aumento desse tipo de instituição no Brasil, sendo reconhecidas e estabelecidas políticas publicas de proteção ao idoso, que, regulamentam o funcionamento das mesmas. Conclusão: É necessário, criar estratégias capazes de promover um envelhecimento com qualidade, "uma vez que as instituições continuarão sendo importantes ambientes de moradia no futuro próximo," e os idosos, hoje institucionalizados, são cidadãos com direitos ao atendimento de boa qualidade.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).