AVALIAÇÃO FUNCIONAL: CARACTERÍSTICAS E DEMANDAS DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS
Palavras-chave:
envelhecimento humano, , idoso, capacidade funcionalResumo
A capacidade funcional é um dos importantes marcadores do envelhecimento bem sucedido e da qualidade de vida dos idosos. A perda dessa capacidade está associada à predição de fragilidade, dependência, institucionalização, risco aumentado de quedas, morte e problemas de mobilidade, trazendo complicações ao longo do tempo, e gerando cuidados de longa permanência. Considerando-se que a institucionalização pode resultar em declínio funcional, esse estudo teve como objetivo analisar o grau de independência para a realização de Atividades da Vida Diária (AVDs) dos idosos residentes em instituições de longa permanência - ILPI, da cidade de Natal – RN. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo descritivo, exploratório, realizado em instituições filantrópicas, com uma população constituída de 60 idosos. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, de acordo com resolução 196/ 96. Os dados foram coletados no período compreendido entre os meses de agosto a outubro de 2009. Como instrumentos foram utilizados um formulário com questões socioeconômicas e demográficas e a escala de AVDs de Katz sobre as atividades fundamentais à manutenção da independência: capacidade de alimentar-se, ter continência, locomover-se, banhar-se, vestir-se e utilizar o banheiro. RESULTADOS: Constatou-se uma maior freqüência de idosos do sexo feminino em relação ao sexo masculino respectivamente com idades médias e desvios padrões de 79,0 ±16,89 anos e 78,8 ±13,15 anos. Quanto à capacidade para realizar as AVDs foi identificado que 58,3% dos idosos eram dependentes para a maioria das AVDs demonstrando necessidade de auxilio quanto à execução de hábitos diários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ressaltamos o alto índice de incapacidade funcional dos idosos institucionalizados, o que sugere a relevância de intervenções sobre esse aspecto. Torna-se importante o trabalho em equipe interdisciplinar como estratégia central na busca da integralidade da atenção a saúde da pessoa idosa.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).