FATORES DETERMINANTES DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
envelhecimento ativo, envelhecimento saudável e envelhecimento populacionalResumo
A discussão sobre envelhecimento bem-sucedido é relativamente nova, considerado um dos temas amplamente difundidos entre os meios de comunicação, serviços, pesquisas e textos que instruem leis e políticas públicas no campo da gerontologia. Nessa área, admite-se que o tempo cronológico deve ser acrescido de vida ativa, necessidade identificada como produto de esforços agenciados nos últimos anos, em grande medida, relacionados ao incremento da produção em ciência, tecnologia e práticas de atenção à saúde dos idosos. Esse estudo objetivou identificar na literatura os fatores relacionados ao processo de envelhecimento humano saudável levando em consideração o aumento significativo do número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Material e Métodos: Estudo descritivo e exploratório, realizado através da revisão da literatura, tendo-se como base de dados o LILACS para achados no período entre os meses de agosto a setembro de 2009. Resultados e Discussão: Os achados mostraram que uma das estratégias de potencializar os ganhos do processo de envelhecimento seria a busca pelo envelhecimento saudável, fruto de uma série de atividades incentivadas com intuito de promover a saúde, prevenindo ou postergando a instalação de patologias crônicas, retardando o declínio funcional, favorecendo a sua autonomia e independência. Dessa forma, seria preservado o aspecto cognitivo de integração social e de valorização das relações interpessoais e afetivas. Conclusão: Ressalta-se a importância em buscar novas formas de assistência para que sejam capazes de diminuir os prejuízos decorrentes desse ciclo, e que a população possa chegar à velhice com qualidade de vida acoplada de uma diversidade de fatores decisivos que envolvem pessoas, famílias, governos e Saúde pública. Assim, é preciso que Políticas Públicas sejam dirigidas especificamente para este segmento etário, que devem ser desenhadas e implementadas com atenção e urgência, na perspectiva de um envelhecimento saudável.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).