CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Idoso, Instituição de Longa Permanência para IdososResumo
O envelhecimento populacional brasileiro tem sido acompanhado por transformações na estrutura familiar, aumentando a demanda por instituições de longa permanência como uma alternativa de suporte social à pessoa idosa. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, que objetiva analisar a Qualidade de Vida (QV) em idosos institucionalizados em Natal-RN. Para coleta de dados foi realizada entrevista com 43 idosos utilizando-se o WHOQOL-OLD, específico para avaliar a QV em idosos. Os resultados indicaram um escore médio total de 52,9%. A faceta sensorial obteve a maior média dos escores (68,1%), revelando satisfação na situação em que se encontram. Entretanto, a faceta autonomia obteve a menor média (40,7%), demonstrando insatisfação quanto à capacidade de tomar decisões. Conclui-se que os idosos avaliaram sua QV como nem insatisfatória, nem satisfatória. Faz-se necessária a implementação de políticas públicas voltadas para a promoção à atenção ao idoso institucionalizado na perspectiva de uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).