ANÁLISE DO ESQUEMA CORPORAL ENTRE PRATICANTES DE YOGA E BODY COMBAT
Palavras-chave:
Percepção Corporal, Esquema Corporal, Pontos de Tensão MuscularResumo
A percepção corporal é um conceito que envolve aspectos subjetivos (Imagem Corporal - IC) e a percepção do corpo anatômico e sua relação com o espaço (Esquema Corporal – EC) e pode modificar a partir da prática de atividade física. Os exercícios de Yoga enfatizam a harmonia entre os segmentos corporais com movimentos suaves e lentos, porém intensos. Já os movimentos de uma aula de Body Combat (BC) caracterizam-se por serem amplos, explosivos, variados e intensos. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar e comparar o EC e a IC em praticantes de Yoga e BC, além de identificar a presença de pontos de tensão muscular (PTM) e verificar sua relação com EC. Foram avaliadas 24 mulheres, com idade entre 18-45 anos, sendo 08 inativas, 08 praticantes de Yoga e 08 praticantes de BC. Quanto ao EC verificou-se que: todos os indivíduos apresentaram hipoesquematia para a percepção da altura da cabeça; as inativas apresentaram hiperesquematia para as larguras dos segmentos corporais, alturas dos segmentos do lado direito e esquerdo; as praticantes de Yoga apresentaram hipoesquematia para as larguras de ombro e quadril e hiperesquematia para a largura da cintura; as praticantes de BC apresentaram hipoesquematia para as larguras corporais e hiperesquematia para altura dos segmentos corporais. Houve diferença significativa na percepção da largura da cintura, sendo as praticantes de BC se percebiam menores. Quanto aos PTM, as inativas apresentaram quantidade significativamente maior que as praticantes de Yoga e BC. Concluímos, assim que as praticantes de BC podem apresentar distorção da percepção corporal, sendo que o mesmo não ocorre com as praticantes de yoga. Quanto ao PTM não foi encontrada nenhuma relação com o EC, mas ficou claro que a prática de atividade física promove uma redução.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).