A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, SUAS AÇÕES E CONCEPÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação Infantil, Concepções de Desenvolvimento Humano e Educação, Perspectiva Histórico-culturalResumo
Esta pesquisa foi realizada junto a uma Escola Municipal de Educação Infantil de Presidente Prudente com o intuito de identificar as concepções de educação e desenvolvimento humano presentes na fala dos professores e compreender seu significado, considerando a importância dessas categorias e de uma compreensão adequada das mesmas, para a construção de um trabalho educativo diferenciado na Educação Infantil. Participaram da pesquisa 10 professores. Iniciou-se com observações sistemáticas na escola e em reuniões mensais de trabalho pedagógico. Posteriormente, realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com os professores para ampliação da coleta de dados. Com o respaldo teórico-metodológico da Perspectiva Histórico-cultural, ao analisar os dados constatou-se que as práticas pedagógicas, assim como as falas dos professores sobre tais práticas, têm sido marcadas por visões ingênuas e naturalizantes acerca das crianças, limitando muitas vezes à compreensão do processo de desenvolvimento dos alunos a certo maturacionismo biologizante; visões tanto quanto limitadas quando desvinculadas da realidade objetiva dos sujeitos, do sistema educacional e da sociedade como um todo, fatores essenciais que precisariam ser considerados para se pensar o processo de desenvolvimento humano na escola. Conteúdos relacionados à importância do cuidado e do carinho na relação com os alunos são evidentes, porém, sem valorizar o papel do professor como detentor do saber científico na escola. Muitas vezes, apresentam visões simplistas e reducionistas que pouco favorecem a uma compreensão mais ampla acerca da criança e seus processos de desenvolvimento. Verificou-se que concepções apresentadas sobre educação e desenvolvimento humano têm respaldo na experiência empírica e cotidiana dos professores, ao invés de se relacionarem a conhecimentos científicos acerca da questão. Constata-se que tais visões precisam ser superadas para que haja condições de implementar um processo de ensino-aprendizagem respaldado na ciência, sobretudo na pedagogia e na psicologia do desenvolvimento, para propiciar ações educativas que possibilitem o avanço dos sujeitos da educação infantil numa direção plena e qualitativamente superior na escola.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).