A EDUCAÇÃO E A OBESIDADE NA ESCOLA
Palavras-chave:
educação, escola e obesidadeResumo
A obesidade é considerada um importante problema de saúde pública, e de acordo com a OMS (2004) é tida como uma epidemia global. O aspecto mais grave e preocupante é o aumento da obesidade infantil, que se traduzirá, em uma prevalência ainda mais alta de obesidade adulta. Colavitti (2004) aponta que hoje no mundo mais de 1 bilhão de pessoas se encontram com excesso de peso e destas são 300 milhões de pessoas com obesidade, e associado a uma série de doenças graves, como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e também associados a algum tipo de câncer. A educação é hoje concebida como um dos fatores progressivos responsável pela mudança e orientação de toda uma sociedade. E o ensino dentro desse contexto se caracteriza pela transformação e desenvolvimento das capacidades intelectuais dos discentes direcionados ao domínio dos conhecimentos, habilidades e sua aplicação, visando alcançar determinados resultados na vida futura (LIBANÊO, 2005). Assim este estudo teve o objetivo de identificar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre a obesidade, percebendo como a escola trata deste assunto, bem como a Educação Física escolar. Como metodologia foi utilizada a pesquisa de campo, e como instrumento para coleta de dados aplicação de um questionário na escola com 60 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, buscando identificar se a escola e a Educação Física tratam sobre o tema da Obesidade com os alunos. Conclui-se que os alunos participantes desta pesquisa em sua grande maioria entendem parcialmente sobre a obesidade, porém este conhecimento não foi adquirido na escola.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).