TRAMA ALFABETIZADORA PARA O ENSINO DOS ESPORTES NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.16887/16gv4h28Palabras clave:
Educação física, tramas alfabetizadoras, alfabetização corporal, esportesResumen
Introdução: O presente relato de experiência surgiu a partir da busca de compreensão das experiências educativas, destacando-se a necessidade de tentar mitigar os efeitos que as diversas problemáticas existentes nas aulas de Educação Física causam em contexto escolar. O objeto de ensino, esportes enquanto fenômeno social e cultural, está intrinsecamente inserido nas aulas de Educação Física. Cabe à professora e ao professor ofertar aos estudantes diferentes experiências relacionadas a essa unidade temática. Nessa esteira, a Alfabetização Corporal pode se tornar uma proposta conceitual e metodológica a ser utilizada nas escolas. Faz-se necessário que o planejamento desse processo siga um caminho que favoreça os sujeitos partícipes a utilizarem as tramas alfabetizadoras para chegar no objetivo proposto nesse currículo. Objetivo: Demonstrar, por meio de um relato de experiência, os conceitos teóricos metodológicos de uma Trama Alfabetizadora, utilizando o objeto de ensino Esportes, no componente Educação Física. Métodos: O processo de produção de dados foi realizado através de encontro formativo, em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola situada numa cidade do Estado do Ceará. A pesquisa fez uso dos pressupostos teóricos e metodológicos da Pesquisa-Ação. Os dados produzidos foram registrados em um Diário de Campo. Resultados: Como resultado inicial, apresentamos o plano de aula construído a partir dos princípios da Trama Alfabetizadora. Conclusão: Este estudo traz reflexões acerca dos objetivos do componente curricular em um mundo contemporâneo e como poderíamos construir um currículo que atenda os anseios das/dos sujeitas/os integrantes dessa seara.
Descargas
Referencias
Brasil, M. E. C. (2018). Ministério da educação. Base nacional comum curricular, 2.
Correia, M. S., & Borges, C. N. F. Alfabetização corporal: nova perspectiva para o ensino da Educação Física na escola.
Costa, A. L. & Lima, M. R. (2016). A motivação e a concentração na Educação Física escolar: Desafios e estratégias pedagógicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 38(3), 245-253.
Darido, S. C., González, F. J., & Ginciene, G. (2018). O afastamento e a indisciplina nas aulas de educação física escolar. Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional–PROEF. Presidente Prudente.
Darido, S. C., & Rangel, I. C. A. (2000). Educação Física Na Escola: Implicações Para a Prática Pedagógica. Grupo Gen-Guanabara Koogan.
Freire, P. (2014). Educação e mudança. Editora Paz e terra.
Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra.
Martins, C. L., Farias, G. S., & Silva, R. J. (2021). Autoexclusão e participação nas aulas de Educação Física: Um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 43(2), 38-52. https://doi.org/10.1590/rbce.2021.v43n2
Moreira, P. G. M. (2023). Adequações educacionais para alunos auto-exclusos na educação física escolar: A importância do professor [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília]. Banco de Teses e Dissertações da UnB.
https://www.bdm.unb.br/handle/10483/36220
Perrenoud, P. (1999). Construir a formação: uma perspectiva de desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed.
Santos, M. H. V. de S., & Correia, M. S. (2025). O processo de alfabetização corporal conduzido pelo conteúdo esporte: um caminho para formação de corpos conscientes nas aulas de educação física. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 18(3), e16223. https://doi.org/10.55905/revconv.18n.3-122 DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.18n.3-122
Saviani, D. (2021). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Autores associados.
Silva, A. M., & Santos, R. L. (2020). Desafios na organização das aulas de educação física: uma análise das dificuldades enfrentadas por professores. Revista Brasileira de Educação Física, 34(2), 123-135.
https://doi.org/10.1234/rbef.v34i2.5678
Silva, J. R., & Santos, M. A. (2018). Liderança e colaboração na educação física escolar. Revista Brasileira de Educação Física, 32(2), 123-135.
Tenroller, C. A., & Merino, E. (2006). Métodos e planos para o ensino dos esportes. Editora da ULBRA.
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, 31, 443-466. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


