42 - PORCENTILAS DE CUALIDADES FÍSICAS Y SU RELACIÓN CON ÍNDICE DE MASA CORPORAL EN NIÑOS (AS) DE SAN LUIS POTOSÍ MÉXICO.
Palabras clave:
percentis, desempenho físico, características antropométricasResumen
Diferentes estudos mostram uma deterioração alarmante da aptidão física em crianças e adolescentes causada por estilos de vida sedentários, principalmente em sociedades industrializadas. Da mesma forma, o Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que o México.
ocupa o primeiro lugar no mundo em obesidade infantil e o segundo em obesidade adulta. O objetivo deste estudo é determinar as porcentagens de Qualidades Físicas e sua relação com o índice de massa corporal de peso e altura dos alunos do Ensino Fundamental, dos 9 aos 11 anos de idade, em San Luis Potosí.
Um total de 6.333 alunos participaram de seis testes de desempenho físico relacionados à saúde e à atividade física, com protocolos da Aliança Americana para Saúde, Educação Física, Recreação e Dança; Colégio Americano de Medicina Esportiva; e Aptidão Física Europeia.
Os testes de desempenho físico foram: resistência, flexibilidade, força. As participantes do sexo feminino mostraram valores mais altos em flexibilidade, enquanto os participantes do sexo masculino tiveram melhor desempenho em cardiorrespiratório, resistência muscular (força e velocidade). Os resultados foram comparáveis aos de outros países da América e Europa. O peso e a altura estavam correlacionados com o desempenho, enquanto os participantes com excesso de peso eram mais baixos. Estes dados são importantes para as políticas de educação física nos estágios iniciais da vida.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).