13 - COMPARATIVO ENTRE OS VAQUEIROS DE VAQUEJADA PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E OS NÃO PRATICANTES
Palabras clave:
Vaquejada. Vaqueiros. Exercício Físico. Atividade FísicaResumen
A Vaquejada é cultural, e tradição nordestina. Um esporte que vem tomando uma dimensão cada vez maior. Dentre do esporte exige muito do corpo do vaqueiro. E com isso abordará uma preparação física melhor através da prática de exercícios físicos. A pesquisa tem como objetivo comparar os resultados dos vaqueiros que só treinam com os que também praticam exercícios físicos. Trata-se de uma pesquisa transversal, quase experimental, com uma amostra não probabilística e intencional, onde haverá a participação de 30 vaqueiros do sexo masculino e feminino, amadores e profissionais. Foi realizado coleta no laboratório Municipal de Saúde. Foi realizado um questionário pelos os pesquisadores do estudo, para assim contemplar e agregar na pesquisa. Para a análise dos dados foi utilizado tratamento estatístico de forma descritiva e inferencial, pelo teste t de Student para amostras independentes tendo como resultantes o nível de p<0,05. Os resultados indicaram que não houve diferença significativa entre os praticantes, porém com uma média e desvio padrão crescente em vaqueiros que só fazem a atividade física. É possível visualizar que mesmo não havendo diferença recomenda-se a prática do exercício físico conforme resultado dos que complementam seus treinos em academias.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).