02 - A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS MIOPES
Palabras clave:
Atividade física, Miopia, SaúdeResumen
Objetivo: Analisar a influência da atividade física em pessoas que possuem a doença ocular denominada miopia. Metodologia: Participaram do estudo 173 sujeitos que apresentavam miopia. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário especialmente desenvolvido para o estudo, pelos próprios pesquisadores para identificar a caracterização da amostra. Assim como, aplicou um instrumento validado que se chama: “Questionário de Atividade Física Habitual” (QAFH) e o questionário validado denominado: “Escala de satisfação com a prática de atividade física em adultos” (ESAF). Além disso, acrescentaram duas perguntas: “Durante os momentos de lazer, eu utilizo o smartphone” e “No trabalho, eu fico em frente a uma tela”. O tratamento estatístico foi realizado por intermédio do programa SPSS® 25.0. Após a determinação da normalidade da distribuição dos dados, por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov, foi aplicado o teste de correlação de Spearman e os valores de p<0,05 foram considerados significativos. Resultados: 38,73% tiveram um aumento da doença ocular na adolescência. Nota-se que 43,35% utilizam smartphone durante o lazer. Boa parte estão no ensino superior (61,84%) no período noturno (39,25%). Além disso, 54,91% praticam exercício e 44,12% se sentem bem depois da prática. Conclusão: A prática da atividade física regular não influenciou a diminuição da miopia, visto que a miopia dos participantes apresentou aumento na adolescência. Além disso, o lazer da amostra tem uma frequência com o uso do smartphone e boa parte da amostra estuda no período noturno, sendo essas ações um grande risco adicional para a progressão da miopia.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).