01 - EQUAÇÃO PARA A ESTIMATIVA DO PERCENTUAL DE GORDURA DE MULHERES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Palabras clave:
medidas antropométricas, percentual de gordura, composição corporalResumen
Introdução: O Exército Brasileiro apesar de ser uma das mais antigas instituições do País, somente há alguns anos tem admitido mulheres em seu quadro. Com a inclusão do quadro feminino, vem crescendo o interesse por sua composição corporal.
Objetivo: desenvolver e validar uma equação de regressão de estimativa de percentual de gordura, para mulheres militares do Exército Brasileiro.
Métodos: o presente estudo é do tipo descritivo, comparativo e correlacional. Foram aferidas medidas antropométricas e Pesagem Hidrostática (Gold Stand), para desenvolver e validar a equação
Resultados: a amostra foi constituída de 80 mulheres, apresentando em média: idade de 29,80 anos (+ 7,65), peso de 57,32 kg (+ 10,18), estatura de 164,62 cm (+ 5,58) e Pesagem Hidrostática de 23,41% (+5,16). A equação desenvolvida utilizando dados antropométricos foi %G= 0,334 x P. ABD. + 0,315 x DC. BICEPS + 0,246 x DC. COXA – 2,543 x D. BIEST. Com um EPE (Erro Padrão de Estimativa) de 2,701, r (Índice de Correlação) de 0,994 e R2 (Coeficiente de Determinação) de 0,988.
Conclusão: por não necessitar de equipamentos de alto custo para medição, suas medidas serem de simples obtenção e terem sido validadas, recomenda-se que esta equação seja utilizada para mulheres civis e militares brasileiras com as mesmas características dos sujeitos deste estudo.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).