57 - VO2MAX IN RUNNERS: WITH/WITHOUT THE USE OF DISPOSABLE MASKS
Palabras clave:
Corredores, Máscara, Volume máximo de oxigênioResumen
Objetivo: Mensurar o volume máximo de oxigênio (VO2Máx) de corredores de rua, com e sem o uso de máscaras de proteção individual. Metodologia: A pesquisa ocorreu com a participação de 21 corredores de rua, com a idade entre 18 e 54 anos, de ambos os gêneros, que praticam a modalidade há pelo menos um mês. As dobras cutâneas foram medidas a fim de determinar o percentual de gordura corporal - %G, e para mensurar o VO2Máx, realizou-se o teste do Banco de McArdle. O teste foi realizado duas vezes, sendo: teste de volume máximo de oxigênio com utilização de máscara (teste VCM), e teste de volume máximo de oxigênio sem utilização de máscara (teste VSM). O tratamento estatístico foi realizado por intermédio do programa SPSS®, versão 25.0. Resultados: O teste de VCM classificou-se como "boa", para ambos os gêneros. O teste de VSM, classificou-se em “excelente” para os homens, permanecendo “boa” para mulheres. Não encontrou-se significância para os teste, porém, houve correlação forte entre o teste VCM com o teste VSM (0,74) e uma correlação entre o %G com o teste VSM (0,76). Conclusão: A utilização da máscara descartável durante a prática do exercício, ainda que apresentando variações, não ocasionou mudanças fisiológicas que poderiam afetar seu desempenho de alguma maneira.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).