50 - PERFIL PSICOMOTOR DE ESCOLARES PRÉ-ADOLESCENTES DA ESCOLA ESTADUAL LUIZINHA NASCIMENTO MANAUS-AM
Palabras clave:
Perfil Psicomotor, Desenvolvimento Motor, Pré-AdolescentesResumen
Este foi um estudo experimental que originou-se do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Universidade do Estado do Amazonas. Foi realizado com 43 pré-adolescentes de ambos os sexos, alunos dos 8° e 9° anos, com idades entre 13 e 14 anos da escola Estadual Luizinha Nascimento, em Manaus-AM. De abordagem quantitativa, de natureza aplicada, quanto aos seus objetivos é descritiva e experimental quanto aos procedimentos. Analisou-se a coordenação motora através do instrumento KTK (Körperkoordination Test für Kinder), teste composto por quatro tarefas psicomotoras para avaliação das capacidades motoras coordenativas e condicionantes. Os dados foram registrados em ficha de registro dos scores obtidos das tarefas e analisados pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão
20.0. As variáveis de agrupamento sexo e idade foram analisadas por meio do teste t-student para variáveis independentes (p=<0,05) com o objetivo de identificar as diferenças significativas nas variáveis supracitadas. Encontrou-se prevalência em insuficiência de coordenação e distúrbio de coordenação nas pré-adolescentes de 13 anos, entretanto, a avaliação da coordenação motora global pode identificar possíveis distúrbios no desenvolvimento da coordenação. Os alunos com 14 anos obtiveram resultados melhores do que os com 13 anos. No entanto, os resultados não foram estatisticamente significativos em todos os subtestes. Os pré-adolescentes apresentaram melhores resultados em relação à Coordenação Boa e Coordenação Normal e o mínimo em Perturbação na Coordenação e Insuficiência na CoordenaçãoDescargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).