45 - RESPOSTAS HEMODINÂMICAS DE IDOSAS APÓS SESSÕES DE HIDROGINÁSTICA EM DIFERENTES INTENSIDADES
Palabras clave:
Envelhecimento, Hidroginástica, Pressão ArterialResumen
Introdução: O exercício físico para idosas na intensidade adequada é fundamental para promoção da saúde e segurança no esforço exercido. A hidroginástica, que através de seus métodos e características peculiares, promove benefícios quanto ao comportamento hemodinâmico. Objetivo: Analisar as respostas hemodinâmicas após sessões de Hidroginástica de diferentes intensidades em idosas. Metodologia: O estudo foi realizado com 25 idosas com idade média de 69 anos, as quais foram submetidas a três sessões de Hidroginástica em diferentes intensidades: leve, moderada e intensa. Foi mensurado Frequência Cardíaca (FC), Níveis Pressóricos (PAS e PAD) e calculado o Duplo Produto (DP). A estatística aplicada foi a descritiva e o One Way ANOVA (Tukey Test), para p < 0.050, no Programa Estatístico Sigma Plot 11.0. Resultados: A FC apresentou maior elevação na sessão moderada e maior redução pós esforço na sessão intensa. Quanto a PAS, a sessão intensa promoveu maior elevação (+14 mmHg + 16) e o HPE foi observado após 20min na sessão moderada (-7 mmHg + 17). As sessões de intensidade leve (+2 mmHg + 15,00) e moderada (+ 3 mmHg + 14,00) promoveram elevação da PAD e não foi observado HPE. Já o DP apresentou uma elevação crescente de acordo com a intensidade e maior redução na sessão moderada (-523 + 917). Conclusão: A intensidade moderada após sessões de hidroginástica apresentou melhores respostas hemodinâmicas em idosas hipertensas, sugerindo um meio de controle não farmacológico para a pressão arterial, quando controlado a intensidade de esforço de seus praticantes.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).