41 - PREVALENCIA EN DERMATOGLIFIA DACTILAR, SOMATOTIPO Y FUERZA MUSCULAR EN ATLETAS CIEGOS DE SAN LUIS POTOSÍ MÉXICO.
Palabras clave:
Dermatoglífico, somatótipo, força, atletas cegosResumen
Com o objetivo de caracterizar o perfil de Dermatoglyphia, Somatotipo e Força Muscular de atletas cegos da Seleção Jovem do gênero masculino Golbol de San Luis Potosi México, como é conhecido não existem publicações sobre Dermatoglyphia em aplicação ao esporte para cegos no México, o tipo de estudo que foi realizado é exploratório, descritivo e transversal. A amostra foi feita com seis atletas, a idade média é de 15,8 ± 1,22 anos, com altura de 1,68m ± 6,5, com peso de 68,3 ± 15,2 e índice de massa corporal (IMC) médio de 24,3 ± 4,2. Os protocolos da Sociedade Internacional para o Progresso da Cineantropometria (ISAK 2005) e Carter e Heath (1990) foram usados para medir o somatótipo e a composição corporal. Para a variável dermatoglífica, foi seguido o protocolo Cummins e Midlo (1963), e foram encontrados os seguintes valores médios: Arco "A" 0,5 ± 0,8, Fecho "L" 6,7 ± 2,4, Whorl 2,8 ± 2,7 com um Índice Delta D10 de 11,8 ± 3,77 e Soma do número total de linhas SCTL de 135,6 ± 46,36 onde há uma relação superior no Fecho "L" com características de potencial genético para atividade anaeróbica. O Somatotipo com um resultado médio de endomorfo 5,1 ± 2,4, mesomorfo 4,9 ± 3,4 e ectomorfo 3,2 ± 1,8 com uma caracterização final de Meso - Endomorfo. Na força muscular (dinamometria) da mão, a média localizada era de 33,5 e 31 kg,
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).