01 - A MUDANÇA DAS CAPACIDADES FÍSICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM O RETORNO DA PRÁTICA DO SURF
Palabras clave:
Surf. Isolamento Social. Crianças e AdolescentesResumen
No ano de 2020 a história do mundo ficou marcada pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus SARS- -CoV-2, que causou inúmeros casos e óbitos em todos os continentes do planeta, e devido à falta de solução farmacológica, foi estabelecido por órgãos mundiais como medida preventiva o isolamento social. Sendo possível observar uma atenuação dos fatores para o adoecimento mental e o estilo de vida sedentário em todas as faixas etárias, consequente, de tal medida preventiva. Sendo isto, surgiu como objetivo mensurar através da bateria de testes do PROESP - Brasil os efeitos em crianças e adolescentes de 07 à 17 anos com o retorno da prática regular do surf. O instrumento de pesquisa escolhido foi os Testes PROESP-BR, e para seguinte análise de dados, foi realizado média das categorias dividido por faixa-etárias também através da análise qualitativa dos avaliadores. Foi possível verificar que as crianças e adolescentes que estavam afastadas da pratica regular de surf, obtiveram uma considerável melhora em todas as categorias, sendo elas, flexibilidade, potência de membros superiores e inferiores, velocidade, agilidade, resistência abdominal e resistência aeróbia. Os autores acreditam que estas categorias tiveram resultados positivos pelo fato de a prática do surf solicitar todas essas capacidades físicas e motoras. Devido estes achados, os autores propõem que se deve despertar o desejo de conhecer ainda mais sobre a prática do surf, pois pode contribuir no aprimoramento das capacidades físicas e motoras, e corroborar na formação social e psíquico das crianças e adolescentes.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).