05 - MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE PROMOVE MELHORA NA QUALIDADE DE VIDA
Palabras clave:
Musculação, Qualidade de vida, Terceira idadeResumen
Introdução: É crescente hoje o número de pessoas preocupadas com a saúde dentre elas a da terceira idade. O exercício físico com ênfase em força pode ser uma boa saída para que as pessoas da terceira idade fortaleçam os seus músculos e vivam melhores e mais independentemente. Desta forma, o envelhecimento saudável vem junto das medidas de prevenção de doenças e ativação dos sistemas que vão perdendo força com o tempo. Objetivo: obter de dados que confirmem a musculação como prática eficaz na prevenção de patologias em idosos e até mesmo a utilização da mesma como forma de tratamento para algumas doenças. Métodos: Foram inseridos termos-chave na busca de arquivos, em algumas bases de dados como: Google Acadêmico, Periódicos Capes, SCIELO e o Elsevier. Resultados: Os resultados mostram que existem muitos trabalhos sendo desenvolvidos ao longo do globo relacionados a prática de exercício físico na melhoria da qualidade de vida de pessoas na terceira idade, além de mostrar que a musculação é um dos pilares para manutenção da força em idosos pelo fato de retardar a perda de massa muscular. Considerações finais: Portanto, que o exercício físico, seja na forma de musculação, quando de exercícios aeróbicos são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida, principalmente em indivíduos que já estão perdendo um pouco de suas funções motoras e psiquicognitivas, tendo um papel fundamental nos anos futuros de idosos.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).