57 - MANEJO E CRITÉRIOS PARA DESMAME E RETIRADA DA TRAQUEOSTOMIA
Palabras clave:
Traqueostomia, fisioterapia, desmameResumen
Introdução: a traqueostomia é um procedimento cirúrgico realizado por médicos em centros cirúrgicos e em leitos de UTIs. A decisão para o desmame da traqueostomia deve ocorrer de forma multidisciplinar. Objetivos: levantar dados a respeito do manejo e do processo de desmame da traqueostomia nos pacientes internados no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), além de analisar se o protocolo de decanulação foi realizado ou não no paciente. Material e métodos: estudo observacional, retrospectivo, quantitativo e de corte transversal. Foram selecionados os pacientes submetidos à traqueostomia, no HUOP, e observados a ocorrência de traqueostomia, se houve a decanulação e fatores de insucesso, dados sobre o manejo diário e os profissionais envolvidos. Os dados foram coletados através de análise de prontuários físicos e eletrônicos. Resultados: pacientes que passaram pelo procedimento de decanulação (45) apresentaram período de internamento médio de 36,8 dias (17 ± 71); período médio de uso da traqueostomia de 21 dias (6 ± 61). 40 utilizaram a cânula Portéx seguida da cânula metálica, e 5 pacientes utilizaram apenas a cânula Portéx. Em relação ao atendimento fisioterapêutico no período de oclusão e pós decanulação, este foi prestado a todos os pacientes. Conclusão: apesar de existir um protocolo no processo de decanulação no HUOP, após o término desse estudo, foi possível observar que ele não é seguido em 87% dos casos.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).