36 - PERFIL DE IDOSAS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO.
Palabras clave:
Exercício físico, idoso, independência funcionalResumen
INTRODUÇÃO: A OMS (Organização Mundial de Saúde) (2013) considera que o termo idoso designa indivíduos com mais de 65 anos de idade para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento. A prática regular de exercícios físicos é aspecto fundamental no processo de implantação de um programa para a promoção da saúde sendo reconhecida como uma forte aliada do envelhecimento ativo e saudável. OBJETIVO: Identificar a capacidade funcional em idosas participantes de um projeto de extensão e praticantes de hidroginástica em Toledo - Paraná. METODOLOGIA: Participaram do presente estudo 18 idosas, divididas em grupos: G I: Hidroginástica (9) e G II: Academia (9) que responderam os seguintes questionários: avaliação em idosos a Anamnese, o relato de doenças e a escala de avaliação funcional das atividades básicas de vida diária (ABVD) – Kats. Foi feita avaliação antropométrica e da pressão arterial (PA).Os dados foram apresentados por estatística descritiva e qualitativa. CONCLUSÃO: As idosas apresentaram sobrepeso, hipertensão e circunferência acima do ponto de corte. Mostrando a importância de um programa de exercícios para idosas.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).