15 - DO JOGO AO E-SPORTS: ESPORTIVIZAÇÃO DO LEAGUE OF LEGENDS (LOL)

Autores/as

  • VINÍCIUS MOÇO PESSANHA
  • DIRCE MARIA CORRÊA DA SILVA

Palabras clave:

esporte eletrônico, jogos online, esportivização

Resumen

O presente trabalho busca compreender a esportivização dos jogos eletrônicos, mostrando semelhanças e diferenças entre o jogo, o esporte e o e-sports. Esta pesquisa tem como objetivo compreender os jogos online, sua identificação como esporte e alguns conceitos como jogo, jogos eletrônicos, esportivização, esporte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva pois busca-se observar, analisar e interpretar o fato sem interferir sobre ele. Tendo a esportivização do jogo League Of Legends como orientador do trabalho, conclui-se que dentre as características apresentadas pelo e-sports é possível percebê-lo como esporte apesar de ter surgido do jogo e como instrumento de lazer. Como e-sports, possui campeonatos específicos e entidade representativa (confederação). Conclui-se ainda que existe demanda de profissional de educação física na equipe multidisciplinar que acompanha as equipes de League Of Legends considerando tanto a preparação física e preventiva de comorbidades pelo tempo excessivo numa mesma posição corporal quanto na preparação técnica de ações táticas e estratégicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Número

Sección

TRABALHOS PUBLICADOS

Cómo citar

15 - DO JOGO AO E-SPORTS: ESPORTIVIZAÇÃO DO LEAGUE OF LEGENDS (LOL). (2021). Fiep Bulletin - Online, 91(1), 67a71. https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6401