10 - Comparação Dos efeitos de um programa realizado em bicicleta estacionária e Spinning®, com duração de oito semanas, sobre o emagrecimento com adultos JOVENS da cidade de Maceió.
Palabras clave:
Bioestatística, Spinning®, EmagrecimentoResumen
O presente estudo teve por objetivo avaliar e comparar os efeitos de um programa de treinamento realizado em bicicleta estacionária e Spinning®, com duração de oito semanas, sobre o emagrecimento em adultos jovens na cidade de Maceió. Para tanto, foram utilizados 03 grupos: inativos, Spinning® e ciclo-ergômetro-estacionário, divididos em três subgrupos amostrais compostos por 10 indivíduos cada, com faixa etária entre 21 e 41 anos. Segundo o tratamento estatístico Kolmogorov-Smirnov para verificação da homogeneidade da amostra em relação a idade, estatura, VO2 máx., FCR, PAS, PAD, IMC, % de gordura de três dobras cutâneas e RCQ. As comparações foram realizadas através do protocolo de POLLOCK que verificou, as medidas da composição corporal. Os resultados intragrupos e intergrupos quando utilizado o tratamento estatístico (Anova Two Way e Post Hoc Tukey), observa-se que houveram diferenças significativas nas variáveis do (emagrecimento) da composição corporal, IMC e RCQ nos grupos (IMC= Pós-Spinning® x Pós-Estacionário) e (RCQ= Pré-Spinning® x Pré-Estacionário) e (RCQ= Pós-Spinning® x Pós-Estacionário) da mesma forma a variável do %G permaneceu semelhante. Sendo assim, conclui-se que embora a maioria das variáveis testadas no presente estudo, não tenham apresentado diferenças significativas, as variáveis RCQ e IMC entre os grupos supracitados foi significativa, demostrando a necessidade de futuras investigações a respeito das variáveis que se mostraram semelhantes.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).