PREVALÊNCIA DE DTM E HÁBITOS PARAFUNCIONAIS EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Palabras clave:
Articulação temporomandibular, Disfunção, Hábitos parafuncionaisResumen
O objetivo do estudo foi identificar a prevalência de DTM em estudantes do primeiro e do último ano de cursos deeducação física, enfermagem e fisioterapia do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ e sua relação entre oshábitos parafuncionais. A coleta foi realizada através da aplicação de um questionário sócio-demográfico adaptado, umquestionário sobre os hábitos parafuncionais e o questionário de Fonseca et. al (1991), em 114 estudantes. Identificamos amaior participação de estudantes do gênero feminino, solteiros, não tabagistas, não etilistas, com idade média de 23 anos, maiorprevalência de DTM leve entre os participantes. Os hábitos parafuncionais são significantes no desenvolvimento e naprogressão de DTM's. Este estudo demonstrou essa significância pois todos os participantes relataram possuir algum hábito e aprevalência de 78% de algum nível de DTM.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
PREVALÊNCIA DE DTM E HÁBITOS PARAFUNCIONAIS EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6033