IDOSO: PERFIL E AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Palabras clave:
Avaliação Funcional, Idoso, Instituição de Longa PermanênciaResumen
A presente pesquisa objetivou avaliar a independência funcional das pessoas idosas residentes no larSão Vicente de Paulo na cidade de Campina da Lagoa/PR, bem como identificar os níveis de dependência ou independênciapredominante entre os idosos e caracterizar o perfil dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de campo. Aamostra totalizou 27 idosos, com média de 75 anos entre ambos os sexos. A maioria era do sexo masculino 81,48%, solteiros59,25%, analfabetos 62,96% e aposentados 88,89%, com rendimento mensal de até um salário mínimo. O tempo deinstitucionalização dos idosos variou de 4 meses a 26 anos, com média de 5 anos. Na aplicação da escala de Katz constatou-seque 37,04% idosos são considerados como muito dependentes, 18,51% com dependência moderada e 44,45% independentes.Já para na escala de Lawton apontou que a maioria dos idosos “não consegue” desempenhar as atividades instrumentais davida diária, apresentando de forma unânime dependência total para preparar suas próprias refeições, tomar seus remédios nasdoses e horários corretos e cuidar das finanças. Ainda, foram identificados idosos com autonomia para utilizar o telefone,realizar trabalhos manuais domésticos, bem como lavar e passar roupas. Conclui-se que há necessidade de maior atenção aosidosos institucionalizados, por parte das três esferas de governo, a fim de que os idosos tenham melhor manutenção de suacapacidade funcional.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
IDOSO: PERFIL E AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5944