CORPOS AMEAÇADOS: O LEGADO DA CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DA MALÁRIA PARA O COMBATE ÀS EPIDEMIAS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA NO BRASIL.
Palabras clave:
Corpos, Malária, Dengue, Zika, ChikungunyaResumen
O objetivo da pesquisa é analisar as lições da Campanha Nacional de Erradicação da Malária (1958-1965) e suaspossíveis contribuições no combate às epidemias de dengue, zika e chikungunya. As indicações e diretrizes da políticaverticalizada da Organização Mundial de Saúde (OMS), relativas ao plano internacional de erradicação da malária sofreramadaptações por conta das particularidades que cada país apresentava. A interpretação sugerida é que, no Brasil, oplanejamento e a uniformidade propostos pela OMS foram modificados por uma realidade social específica, contextos políticosem transformação e uma tradição de saúde pública e malariologia bastante consolidada. O conhecimento histórico dasestruturas e operações de controle e erradicação da malária pode ser relevante na atual conjuntura onde somos novamente assombrados por doenças que tem como protagonistas os mosquitos. O cenário principal das novas epidemias do século XXI éa cidade e corpo humano, que sofrem constantes ameaças. A dengue, a zika e chikungunya inutilizam temporariamente essecorpo, e nos últimos anos as marcas passaram em alguns casos a serem permanentes. A metodologia de pesquisa principalserá análise histórica através de uma profunda revisão bibliográfica exploratória descritiva, de fontes primárias e secundáriascom objetivo a interpretação do tema proposto. Compreendendo que a educação é o caminho mais eficaz no enfrentamento dosdesafios sociais pretendemos montar Laboratórios de Estudos Históricos de Epidemias em escolas da rede municipal eestadual. Conclui-se inicialmente a importância do estudo que procura compreender o funcionamento das políticas de saúdepública relacionadas às experiências do passado. A construção dessa memória pode representar mais que uma sínteseimportante da nossa história social e política, ela pode redirecionar ações e corrigir equívocos no contexto atual.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
CORPOS AMEAÇADOS: O LEGADO DA CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DA MALÁRIA PARA O COMBATE ÀS EPIDEMIAS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA NO BRASIL. (2018). Fiep Bulletin - Online, 88(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5940