CONSUMO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC): ESTUDO COMPARATIVO EM INDIVÍDUOS JOVENS E NÃO TREINADOS.
Palabras clave:
.Resumen
O presente estudo teve por objetivo avaliar a intensidade e duração do consumo de oxigênio pós-exercício (efeito EPOC) em modalidades de endurance e contra resistência, em indivíduos não treinados. Foram avaliados cinco indivíduos do sexo masculino, e foram feitas três avaliações, em três dias diferentes, com intervalo de pelo menos uma semana entre elas. Foi avaliado o consumo de oxigênio nos momentos: imediatamente após o exercício (IA), 2h após, 4h e 24h após. Os dias de avaliação para cada indivíduo foram randomizados: exercício resistido (ER), baseado em teste prévio de 8-12 repetições máximas, exercício aeróbio (EA), planejado em 65% da FCmáx, e situação controle (sem realização de exercícios). Para o EA foram encontrados (em mL/kg/min): 2,850,0,66(repouso), 2,950,48(IA), 2,740,65(2hs), 2,090,57(4hs) e 3,130,18(24hs). Para o ER os valores foram: 2260,86(repouso), 2,670,46(IA), 2,040,17(2hs), 2,380,23(4hs) e 2,250,26(24hs). Embora algumas diferenças numéricas tenham sido encontradas, estas não foram significativas. Como conclusão, a duração e a intensidade dos exercícios impostos não alteraram significativamente o consumo de oxigênio nos momentos avaliados, mas puderam direcionar a existência de diferentes componentes do EPOC (rápido e de longa duração), em diferentes tipos de exercício.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
CONSUMO DE OXIGÊNIO PÓS-EXERCÍCIO (EPOC): ESTUDO COMPARATIVO EM INDIVÍDUOS JOVENS E NÃO TREINADOS. (2015). Fiep Bulletin - Online, 76(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5205