ESTUDO REPRESENTACIONAL: SIGNIFICADO E SUBJETIVIDADE NA PRODUÇÃO DE SENTIDO A PARTIR DA SENSOPERCEPÇAO OLFATIVA
Palabras clave:
Olfato, Enfermagem, Saúde MentalResumen
O presente estudo objetivou a analisar o significado e a subjetividade do olfato a partir da percepção dos graduandos de enfermagem do 5º período de 2007.2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), matriculados na disciplina Saúde Mental no Contexto da Clínica Ampliada. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de cunho qualitativo, utilizandose de um questionário contendo duas perguntas abertas Após sucessivas leituras flutuantes, percebemos que saltavam aos olhos expressões que nos ajudaram a formar duas categorias em que enquadramos as declarações dos alunos. Categoria 1: Odores Agradáveis dividida em 4 subcategorias, que são: Afetividade (31,4% citaram o cheiro das “pessoas que gosta” como mais agradável, assim como 20% citaram o cheiro do namorado/marido); Alimentos (51,4% citaram o cheiro da comida e desses, especificamente 11,4% citaram o “cheiro da comida quando estão com fome”); Perfumes (45,7% das citações, destacando-se os perfumes masculinos e de bebê com 11,4% das citações, cada um); Diversos (a natureza 14,3% com destaque para as rosas; categoria 2: Odores Desagradáveis (coisas estragadas/lixo 51,4%. falta de higiene com 37,1%, especialmente a bromidrose). A capacidade olfativa é objetivada no momento em que estes eventos e significados são rememorados, portanto, resignificados gerando um campo representacional para definir gostos e aversões sobre o olfato e suas memórias, quer aproximando de si o aspecto prazeiroso, quer afastando aquele considerado como repugnante.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
ESTUDO REPRESENTACIONAL: SIGNIFICADO E SUBJETIVIDADE NA PRODUÇÃO DE SENTIDO A PARTIR DA SENSOPERCEPÇAO OLFATIVA. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3126