PERFIL DO DOADOR DE SANGUE NA POPULAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM
Palabras clave:
bancos de sangue, enfermagem, doaçõesResumen
No mundo inteiro, a demanda por transfusões de sangue tem aumentado à medida que cresce o número de acidentes, violência, doenças e o envelhecimento populacional. Contudo, a busca por doadores tem se constituído uma preocupação constante das autoridades sanitárias. O presente estudo tem por objetivo traçar o perfil de doadores de sangue em graduandos de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo com dados prospectivo e abordagem quantitativa, realizado no Departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande localizado no município de Natal/RN/Brasil, no mês de agosto de 2008. A população foi composta por 106 acadêmicos de enfermagem e a coleta dos dados deu-se através de um instrumento estruturado. Os sujeitos do estudo compõem um grupo na faixa etária de 18 a 44 anos de idade, com uma média de 31 anos. Quanto ao sexo, constou que 82,1% são do sexo feminino; 82,1% são solteiros, destes 71,8% são doadores. Houve predominância da raça branca (61,1%), destes 15,3% são doadores. Entre os de raça negra, 46,1% referem serem doadores. Com relação à religião, 66,0% afirmam serem católicos, destes 18,5% são doadores. A renda familiar de maior contingente está entre a faixa de 6 a 10 salários (43,4%). A freqüência em que doam temos: 31,8% da população estudada doa 2 vezes ao ano, 27,2% doam quando solicitado, 22,7% doa 3 vezes no ano, 18,1% doa 1 vez no ano. 54,5% doam por solidariedade. Acreditamos que com este conhecimento, poderemos traçar estratégias para aumentar o número de doadores nesta população. A participação da população na doação de sangue é fundamental para a manutenção dos estoques, buscando evitar que a demanda de solicitação de bolsas de sangue seja maior que a reposição do mesmo.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
PERFIL DO DOADOR DE SANGUE NA POPULAÇÃO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM. (2013). Fiep Bulletin - Online, 79(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3112