"ATÉ PODE TER, MAS NÃO PRECISA DEMONSTRAR OU ASSUMIR! NINGUÉM PRECISA SABER!”: DISCURSOS DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS MASCULINIDADES DO FUTEBOL"

Autores/as

  • Gustavo Martins de Andrade
  • Marco Francisco Costa Villas Bôas
  • Elaine Romero
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira

Palabras clave:

Educação Física, Gênero, Masculinidades

Resumen

O OBJETIVO foi analisar os discursos dos graduandos em Educação Física sobre a construção das masculinidades no futebol. O PROBLEMA da pesquisa tem a seguinte indagação: Como se configuram os discursos de alunos do curso de Educação Física acerca da construção das masculinidades no futebol? A METODOLOGIA foi do tipo descritivo, de caráter etnográfico e natureza qualitativa. Toda amostra foi selecionada aleatoriamente e seus participantes foram 61 alunos da EEFD/UFRJ, de ambos os sexos e de diferentes períodos. O instrumento foi uma entrevista semi-estruturada e como técnica de análises, utilizamos a de discurso. Os RESULTADOS encontrados foram agrupados da seguinte forma: 1- As atividades ditas masculinas versus atividades ditas femininas: um discurso sobre masculinidade; 2- Futebol e o universo das masculinidades; 3- as diferenças sociais versus diferenças sexuais. Percebemos que as masculinidades não se apresentam de modo uniforme, destacando-se a existência de padrões hegemônicos e outros subordinados a estes. Nossa CONCLUSÃO aponta para a reprodução de estereótipos, preconceitos, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que enaltecem visões dominantes entre homens e mulheres na sociedade atual nas relações de gênero.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Número

Sección

TRABALHOS PUBLICADOS

Cómo citar

"ATÉ PODE TER, MAS NÃO PRECISA DEMONSTRAR OU ASSUMIR! NINGUÉM PRECISA SABER!”: DISCURSOS DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS MASCULINIDADES DO FUTEBOL". (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2259