"ATÉ PODE TER, MAS NÃO PRECISA DEMONSTRAR OU ASSUMIR! NINGUÉM PRECISA SABER!”: DISCURSOS DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS MASCULINIDADES DO FUTEBOL"
Palabras clave:
Educação Física, Gênero, MasculinidadesResumen
O OBJETIVO foi analisar os discursos dos graduandos em Educação Física sobre a construção das masculinidades no futebol. O PROBLEMA da pesquisa tem a seguinte indagação: Como se configuram os discursos de alunos do curso de Educação Física acerca da construção das masculinidades no futebol? A METODOLOGIA foi do tipo descritivo, de caráter etnográfico e natureza qualitativa. Toda amostra foi selecionada aleatoriamente e seus participantes foram 61 alunos da EEFD/UFRJ, de ambos os sexos e de diferentes períodos. O instrumento foi uma entrevista semi-estruturada e como técnica de análises, utilizamos a de discurso. Os RESULTADOS encontrados foram agrupados da seguinte forma: 1- As atividades ditas masculinas versus atividades ditas femininas: um discurso sobre masculinidade; 2- Futebol e o universo das masculinidades; 3- as diferenças sociais versus diferenças sexuais. Percebemos que as masculinidades não se apresentam de modo uniforme, destacando-se a existência de padrões hegemônicos e outros subordinados a estes. Nossa CONCLUSÃO aponta para a reprodução de estereótipos, preconceitos, resistências e até mesmo novos valores e atitudes que enaltecem visões dominantes entre homens e mulheres na sociedade atual nas relações de gênero.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Número
Sección
TRABALHOS PUBLICADOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
"ATÉ PODE TER, MAS NÃO PRECISA DEMONSTRAR OU ASSUMIR! NINGUÉM PRECISA SABER!”: DISCURSOS DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS MASCULINIDADES DO FUTEBOL". (2012). Fiep Bulletin - Online, 82(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2259